O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta segunda-feira (4) um alerta de risco de tempestade com queda de granizo, com grau de severidade indicando perigo potencial, para algumas regiões de Minas Gerais, incluindo todo o Alto Paranaíba, Triângulo Mineiro e Centro-Oeste. O aviso é válido hoje e, a princípio, até nesta terça-feira (5).
A previsão é de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos variando entre 40 a 60 km/h), e queda de granizo. Existe o risco, mesmo que baixo, de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos.
Na lista divulgada pelo instituto das cidades que podem ser atingidas pela chuva intensa estão os municípios de: Campos Altos/MG, Araxá/MG, Ibiá/MG, Pratinha/MG, Santa Rosa da Serra/MG, São Gotardo/MG, Patos de Minas/MG, Rio Paranaíba/MG, Carmo do Paranaíba/MG, Tapira/MG, Patrocínio/MG, Perdizes/MG, Bambuí/MG, Córrego Danta/MG, Tapiraí/MG, Luz/MG, Uberaba/MG, Uberlândia/MG, Sacramento/MG, Santa Juliana/MG, Pedrinópolis/MG, e as demais que fazem parte do Alto Paranaíba, Triângulo Mineiro e Centro-Oeste.
Marcadas em amarelo estão as cidades que entraram no alerta. Foto: Inmet.
Na última semana, no dia 29 de agosto, a cidade de Araxá foi atingida por um temporal que causou alagamentos e deixou veículos submersos. A água ainda invadiu estabelecimentos comerciais.
Confira algumas instruções do Inmet em caso de chuvas:
• Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
• Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Se possível, desligue o quadro geral de energia.
• Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
*Entre para o grupo de WhatsApp da TV KZ e receba as notícias em seu celular clicando AQUI.
*Receba as matérias no grupo do Telegram clicando AQUI.
O vice-prefeito participou da ação que contou com servidores do Município e profissionais da empresa responsável pela coleta do lixo em Campos Altos.
Trecho segue interditado após derramamento de óleo vegetal; carreta e caminhão colidiram na manhã desta quarta-feira (2).
O Corpo de Bombeiros Militar (CBMMG) do Posto Avançado de Campos Altos apagou as chamas.
No decorrer da ação, um suspeito foi preso pelos crimes de receptação e posse ilegal de arma de fogo.